Travel | Piódão

Quem me conhece sabe que adoro viajar e passear e muitas vezes digo que se ganhasse o Euromilhões que no dia seguinte fazia logo uma viagem. Não conheço grande coisa, infelizmente, mas quero partilhar convosco um pouco dos meus passeios, quer os que faço cá dentro, quer os que faço fora do país.
Para começar esta nova rubrica aqui no blog decidi falar sobre o Piódão, pois está quase a fazer um ano que o visitei e sei que nesta altura do ano muita gente visita a Serra da Estrela e este pode ser um ponto de paragem (um saltinho, vá!). Continuem por aí para saberem mais um pouco :)
Antes de chegar ao Piódão existe um pequeno povoado chamado Foz d'Égua em que vale a pena parar, pois é rápido de visitar (não tem muito para ver) e lindo. A sua beleza passa pelo rio e as suas pontes, uma delas em madeira, a lembrar a antiguidade, para os mais aventureiros (o meu medo por alturas não me deixou chegar ao fim da ponte e dei apenas uns passinhos :( ). Tem ainda umas casas pitorescas, bem pequenas, construídas em xisto e alguns caminhos. Um desses caminhos vai até ao Piódão, o que é ótimo para quem gosta de caminhadas. Para quem prefere ir de carro, não duvide da estrada, é bastante rural, parece que se está a andar por caminhos de vacas e cabras mas no fim lá se chega ao Piódão!!



O Piódão é uma aldeia histórica localizada, mais ao menos, no centro de Portugal, no concelho de Arganil e bem perto da Serra da Estrela. Nesta aldeia, de poucos habitantes, as casas são feitas de paredes de xisto e telhados de lajes, os habitantes são muito simpáticos e nota-se que estão habituados a conviver com os turistas.





Dentro da aldeia existem vários caminhos, por entre as casas e encontram-se fontes e igrejas, sendo que muitos destes locais estão assinalados. Quanto mais se sobe dentro da aldeia, mais bonita é a vista!




Quando cheguei ao Piódão era hora de almoço e estava cheia de fome por isso não procurei muito, entrei logo no primeiro restaurante que vi. Já não me lembro do nome do restaurante, mas sei que comi um lombo assado com batata assada tão bom e o melhor é que foi bastante barato e a vista era incrível pois grande parte da sala era envidraçada e dava para apreciar a natureza em redor.
Existe ainda na aldeia algumas lojas com recordações e produtos típicos como um pão de batata (muito bom!!), queijos da serra e enchidos. Para quem quer mais informações pode dirigir-se ao ponto de turismo!
(O restaurante onde fui é o edifício à direita na foto, de arquitectura moderna)

Espero que tenham gostado desta sugestão. Deixem o vosso feedback para saber se gostam deste tipo de posts. Quem já visitou o Piódão deixe também a sua opinião/sugestões para quem ainda não visitou :)

Daniela Pinto

3 comentários:

  1. obrigada pelo comentário <3
    já lá estive e é uma terra linda :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Já estive em Piódão mas há muitos anos. Adoro visitar essas pequenas aldeias :))

    ResponderEliminar
  3. Adoro esse sítio e adorei o teu post :)
    Muitos beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar