Travel | Serra da Estrela - Varanda da Estrela

Hoje voltam os post sobre a minha viagem à Serra da Estrela, desta feita sobre um sítio imperdível para comer. Na passada Sexta fui até ao ponto mais alto de Portugal, pernoitando lá, tendo regressado a casa no Sábado, ao fim do dia e por isso tenho várias coisas para partilhar convosco, que vou dividir em vários posts para poder ser mais específica quanto aos assuntos a não ser muito maçuda :)
Na Sexta como fomos esquiar optamos por almoçar umas sandes que levamos de casa, de modo a poupar tempo, e aproveitarmos o ótimo dia que estava para podermos esquiar. À noite a situação foi diferente, estávamos bastante cansados e com muita fome e como pernoitamos nas Penhas da Saúde fomos jantar ao restaurante Varanda da Serra. Não foi a primeira vez que por lá jantamos, no ano passado já o tínhamos feito após conselho de uma amiga e fomos tão bem servidos e a comida era tão tradicional que este ano lá voltamos. O restaurante tem uma decoração bastante serrana, com lareira e enchidos pendurados, e o pessoal é muito simpático.

O primeiro conselho que vos posso dar é de reservarem mesa, pois é um restaurante bastante conhecido e concorrido e está sempre cheio (pelo menos das vezes que lá fui).
Em cima da mesa tínhamos como entrada pão, no entanto decidimos pedir uma entrada serrana (6€) para os dois que é, nada mais, nada menos que um prato com enchidos grelhados (alheira, chouriça e moira), queijo da serra, uma salada de pimentos em vinagre e azeitonas. No meio trazia uma pasta verde para comer com tostinhas que eu não sei o que é, mas é tão picante que fiquei apenas por uma tosta para experimentar :P

Para prato principal eu escolhi um cabritinho assado no forno (15€), que dava perfeitamente para duas pessoas, e estava uma delícia. Fiquei chateada por não ter estômago para comer mais, pois estava mesmo muito bem temperado e saboroso. E logo eu que adoro comidinha de forno!!! Para acompanhar o cabritinho havia batata assada.

O meu namorado escolheu para prato principal o Costoletão de Novilho (15€) - o mesmo que eu e ele comemos no ano passado - e foi avisado pelo empregado de mesa que o mesmo pesava cerca de 500gr (mas um tanto é osso!). Mesmo assim o meu namorado escolheu comer o costoletão e, segundo ele, estava tão bom como no ano passado (tão bom que lá desapareceu o meio quilo de carne!). O costoletão vinha acompanhado com batata a murro.

Para sobremesa pedimos os dois uma tarte de limão (2,75€) - que eu também já tinha pedido no ano passado - e a única coisa que faltou foi estômago, porque a tarte estava maravilhosa.

(Fotos tiradas por mim)

Se pretendem visitar a Serra da Estrela e comer comida típica da região, este é sem dúvida um local de paragem obrigatória. Pode ser algo um pouco pesado para a carteira de alguns, mas vale a pena lá ir pelo menos uma vez, não vão decerto arrepender-se :)
O restaurante tem ainda uma zona onde vendem queijos da serra e enchidos, assim podem levar para casa o que a serra tem de melhor. Espero que tenham gostado desta partilha e que vos tenha deixado com água na boca!!!

P.s. - A visita ao restaurante foi por iniciativa própria e tudo o que comemos foi pago por nós, sem qualquer tipo de patrocínio ou oferta especial.