Travel | Serra da Estrela - O que visitar?

Chegou ao fim a ronda dos posts sobre a minha visita de apenas dois dias à Serra da Estrela. Este será o último e vou partilhar convosco locais que não podem deixar de visitar quando forem até à serra.
Algo que não pode faltar numa visita à serra é chegar ao topo, à chamada torre, onde encontrarão uma espécie de centro comercial cheio de produtos regionais, como queijos e enchidos, peles, como casacos e as tão conhecidas pantufas, e ainda acessórios para a neve, como luvas, botas e trenós.

(As nossas sombras ali no canto, tão romântico!!!)





Se pernoitarem na serra, ou lá perto, e caso esteja um dia maravilhoso esperem pelo pôr-do-sol pois é tão bonito como o pôr-do-sol numa praia e fica fantástico o laranja do sol refletido na neve branca. Digam lá que não é maravilhoso :)


A estrada que liga a Covilhã (Penhas da Saúde) à Torre é entre  um vale glaciar, com grandes pedregulhos e acentuada inclinação. Existem vários pontos de paragem para se poder brincar na neve e apreciar a vista maravilhosa. No percurso passa-se ainda por um pequeno túnel que costuma ter estalactites e mete algum medo - pelo menos a mim - pois receio que alguma se parta e caia dentro do carro!




Seguindo esta estrada na direção Torre - Manteigas é possível vislumbrar o vale glaciar por onde passa o Rio Zêzere. Quase a chegar a Manteigas, cerca de 5 minutos antes, encontra-se uma placa que indica o Poço do Inferno. Este é nada mais, nada menos que uma queda de água com uma altura de cerca de  metros, localizada num sítio tão profundo e escondido que é meio sombrio e frio. Aqui encontrarão mesas de piquenique, sendo um ótimo sítio para descansar e fazer refeições.



No lado oposto, na estrada Torre - Seia, encontra-se a Lagoa Comprida: a maior lagoa existente em todo o Parque Natural da Serra da Estrela. A cerca de 6 Km desta lagoa encontra-se a famosa lagoa com um buraco que ultimamente tem feito sucesso na internet. O acesso é unicamente pedonal, através de um trilho que inicia junto à Lagoa Comprida. Infelizmente a quantidade de neve e a falta de tempo não nos permitiu ir até lá. Ficará certamente para uma próxima :)


(Estas fotos são do ano passado, este ano havia muito mais neve)

Continuando o caminho entre a Torre e Seia passa-se por uma aldeia, Sabugueiro, a aldeia a maior altitude de Portugal. É uma aldeia bastante pitoresca, apesar de parecer mais comercial, que tem uma vista deslumbrante e uma zona à beira rio ótima para fazer uma paragem e comer alguma coisa. Nelas também podem comprar produtos típicos da serra ou algo que se tenham esquecido de levar como luvas ou botas de neve.

Em Seia existe o Museu do Pão, onde é retratado o pão desde o semear do milho, trigo e centeio, até à sua finalização como o conhecemos. Têm ainda salas com objetos relacionados com o pão e os cereais, outra em que é abordado o pão ao longo dos tempos, o seu preço, incidindo principalmente na altura da guerra e na quantidade de pão distribuída por cada pessoa. Por último têm uma sala com peças artísticas que incorporam o pão e vários tipos de pão consoante a zona do país.
Neste museu podem lanchar, pois têm uma espécie de pastelaria com uma vista lindíssima, podem almoçar/jantar no restaurante do museu e podem ainda adquirir pão ou outros artigos de recordação numa mercearia. O preço de cada adulto é 5€. Podem recolher mais informações no site do Museu do Pão.





E assim terminam os meus conselhos sobre a Serra da Estrela. Espero que tenham gostado desta rúbrica e que vos tenha sido útil. Pretendo continuar a partilhar convosco viagens que fiz/pretendo fazer e gostaria de ter o vosso feedback :) Caso tenham algo mais a acrescentar partilhem nos comentários para todas podermos ver e saber!!

P.s. - Este post trata-se da minha opinião pessoal e da minha pesquisa, não tendo sido patrocinado por qualquer entidade.

Daniela Pinto

9 comentários:

  1. A Serra da Estrela é o sítio perfeito para quem quer passar uns diazinhos em contacto com a natureza!

    beijinho,
    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostava de visitar :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorava visitar, pois a única vez que andei por esses lados tinha 3/4 anos :(

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    estas fotos estão tão giras! gostei muito do post :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Such a great place to visit and I love your outfit! Seems so cozy :)
    Have a great day!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. It's a beautiful place! You have to come visit it :P
      Thanks!!

      Eliminar
  6. Pois... Então sabes perfeitamente o que as pessoas diziam, comentavam e afins. O início foi complicado mas, como dizes, vamos crescendo e vamos enfrentando melhor as coisas. Faz parte :D
    Obrigadooo :D Nunca pensei gostar tanto da camisola :P

    Da Torre eu lembro-me!!! Aliás, agora que falas nos suvenirs (ou lá como se escreve :P), ainda tenho umas pantufas em ótimo estado desde a última vez que fui à Serra :D

    NEW TIPS POST | Men Beauty Essentials
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Tantas saudades da neve e da Serra!
    Adorei o post! Fotos mesmo lindas.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar