Subjects | The Size Problem

Olá a todos!!!
Com este post dou início a uma nova rubrica aqui no blog: Subjects (assuntos). Eu sou uma pessoa que nunca está bem com o mundo, tem sempre algo a dizer ou para mudar. Não sou uma revolucionária, mas não fico contente com algumas situações e gosto de expressar o meu descontentamento, não vivêssemos nós numa democracia e num país livre :)
Hoje venho falar-vos de um assunto que me tem atormentado nas minhas últimas idas às compras: os tamanhos da roupa. Espero que seja um assunto também do vosso interesse e que também vos revolte! :)

(Imagem retirada do Google)



Eu não sou alta, nem sou gorda, e antes de vir a moda das calças justas eu vestia um 32 ou 34. Entretanto os anos passaram e o meu corpo modificou-se, sendo que a minha anca alargou, mas nada de mais, dado que é normal isso acontecer no sexo feminino. Entretanto vieram as calças justas e começaram os meus problemas e não, os meus problemas não são na anca que alargou, pois o 34 continuava a servir, o problema são das minhas pernas bem constituídas (genética). Eu não tenho pernas gordas, pois não estou acima do peso que deveria ter, até estou abaixo e já estive bem mais abaixo e as pernas nunca deixaram de ser gordas. Sempre pratiquei desporto (dança) e tenho as pernas bem musculadas e a genética também ajuda a eu ter umas pernas torneadas.
Chegou a moda das calças justas e tive que me render ao 36, caso contrário não usaria calças. O problema do 36 é que apenas fica justo nas pernas e tinha que usar cinto na cintura para que as calças não me caíssem. Os anos passaram e lá aceitei.
Como sabem, andei à procura de umas calças brancas e pela primeira vez dei de caras com este problema: acho que andam a diminuir o tamanho da roupa e um 36 deixa de ser um 36 e passa a ser um 34, mas na etiqueta continua um 36.
Como sempre, levo para os provadores o 34 e 36 (sim, de vez em quando encontro 34's que me servem!!) e fiz isso com umas calças brancas e com umas amarelas. Por acaso nos dois casos comecei por experimentar o 36, pois tem sido esse o meu tamanho, mas qual o meu espanto quando as calças brancas não me passaram dos joelhos, dos JOELHOS!!! Eu não engordei nos joelhos, pff!!!
A minha mãe foi buscar-me um 38, mas na minha cabeça recusei aquele tamanho pois não é o meu e eu recuso que uma loja me imponha esse tamanho, é como se a loja me dissesse que eu sou gorda quando sei perfeitamente que não o sou! E isto é grave, pois uma pessoa que tenha problemas psicológicos e não se sinta bem com o seu corpo pode sair afetada numa situação destas, pode muito bem ficar mentalizada que o problema é dela, que engordou e que tem que fazer dietas malucas...
Depois de ter o 38 nas mãos vesti-as, um pouco contrariada. Passaram das pernas e consegui apertá-las, mas cabiam duas cinturas minhas dentro daquelas calças... Como é possível?!?!?! Recusei as calças e vim embora a pensar no assunto.
O mesmo aconteceu com as calças amarelas: o 36 não subia nas minhas coxas e desta vez recusei experimentar o 38.
- "Eu não engordei - pensei eu -, eu continuo a usar o 36, todas as minhas calças são 36 (algumas até o 34) e continuam a servir-me."
O problema não está só nas calças nem na parte que considero mais problemática do meu corpo: as pernas, também experimentei um crop top e como sempre levei o S pois é o tamanho que uso (os poucos M's que tenho são camisolas que quero que sejam largas, só isso e até tenho uma ou outra XS). Qual o meu espanto quando o crop top não passa dos ombros, dos OMBROS!!!! Ok, eu sei que poderia alargar nos ombros devido ao desporto e assim mas, então também deixava de usar todas as minhas camisolas, pois nessas também deixaria de caber. Desta vez ganhou a loja e acabei por trazer um M...
Eu acho que as lojas estão a querer ditar os corpos e não a adaptar-se aos diferentes corpos que existem e é muito triste, pois nos dias de hoje e com tudo o que se vê e "que se acha bonito", já imensas pessoas têm distúrbios alimentares pois não aceitam o corpo que têm e isto só ajuda a criar uma sociedade insegura, pois se não gostamos de nós, se não nos sentimos bem connosco não conseguimos estar bem em sociedade, não seremos confiantes o suficiente para enfrentar o mundo.
Quem tem sentido esta alteração de tamanhos como eu? Quem partilha da mesma opinião? Gostava muito de saber a vossa opinião sobre este assunto, queria criar alguma "discussão" com esta rubrica. Partilhem as vossas experiências, o que acham deste assunto e se já se sentiram afectados ou mais em baixo devido a esta questão :)

Daniela Pinto

21 comentários:

  1. tambem tenho um problema com as minhas pernas, sao um pouco fortes tambem devido a genetica e para me servirem nas pernas ficam-me largas nas pernas... por acaso a uns tempos comprei umas calças do mesmo tamanho das q trazia vestidas e nao me serviam mas nao liguei muito achei estranho mas nem liguei agora com este texto e que fiquei a pensar se nao seria o mesmo que referiste...

    em resposta ao teu comentario, eu tambem so gosto de usar pulseiras na primavera verao quando ja andamos com os pulsos mais a mostra e tambem e dificil encontrar alguma que me agrade por isso e que gosto de mandar vir da net

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que um tamanho deveria ser standarizado de modo a que um 32 na loja A seja um 32 na loja B, seja qual for o modelo. Sinceramente penso que as marcas fazem coisas para mudar a nossa mente :P

      Eliminar
  2. Não tinha reparado nessa mudança até porque estou na adolescência e é normal que o meu corpo se modifique e os números da roupa mudem também, mas é realmente grave pois vão haver pessoas que pensam que estão gordas e vão começar a fazer dietas malucas, tal como referiste :/

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na adolescência é normal que o teu corpo se altere de modo a tu teres que aumentar o número mesmo sem teres engordado, apenas ganhamos formas nessa idade :) Espero que esta situação não tenha grandes impactos no geral

      Eliminar
  3. Eu já fiz o mesmo que tu ahah ♥
    O meu numero é o 38, não serviu e eu recusei-me a levar o 40 ✔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me chateia às vezes é que um número não me serve, mas o número a seguir fica-me bastante grande. É muito estranho isto :)

      Eliminar
  4. Depende das lojas, mas no geral a verdade é que os números estão cada vez mais pequenos. Para mim é bom, porque visto entre o 32 e 34 em skinny jeans e se os tamanhos fossem maiores ficava a ver navios. Lembro-me que nos saldos do verão passado experimentei cinco saias na Zara, todas em XS, e todas me ficavam grandes na cintura, por isso olha, todos temos problemas :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim nisso tens razão :) É ótimo para quem usa tamanhos pequenos, até porque durante a minha adolescência nada me servia nessas lojas. No entanto deve ser horrível para pessoas que já vestem os números limite. Eu ainda fico ali no meio e os meus problemas vão mais para a diferença entre um 36 que não me passa dos joelhos e um 38 que me fica a nadar!

      Eliminar
  5. Confesso que quando vou para comprar nem todos o modelos me ficam bem porque causa do tamanho que uso
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso muitas vezes tem a ver com o formato do corpo e até com os modelos que se usam na altura. Há uns anos vestia o 32/34 pois as calças eram à boca de sino, todas largueironas e apenas precisavam de apertar na cintura, então vestia muito bem esses números.

      Eliminar
  6. Os tamanhos diferem muito de marca para marca. Eu gasto o 34, e tenho dificuldade em encontrar calças que me fiquem bem.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De marca para marca e de modelo para modelo também, o que nos dificulta na hora de levarmos alguma peça para o provador :) (Falo por mim, claro!)

      Eliminar
  7. ahahahahah eu só espero é que eles nos patrocinem!!! :P também nunca pensei que tivessem tão bons resultados, para que te seja sincero... sou extremamente cético em relação a isso!

    agora nem tanto mas antes acontecia-me o mesmo e é desesperante. prefiro as calças da tiffosi porque o tamanho e os modelos são sempre os mesmos :P

    NEW BLOGGER TIPS POST | Graphical Constructions.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Como engordei não consigo ter tanta noção, mas a verdade é que os tamanhos variam muito de marca para marca...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. obrigada pelo comentário <3
    eu por acaso não tenho sentido assim diferença :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já experimentei muitas calças e só tive esses dois casos.. Posso estar a acertar onde não devo :P

      Eliminar
  10. Como eu disse lá na página, apesar de eu ser gorda tenho esse problema. Eu visto de calças o 48 e até onde eu costumava comprar calças para mim eu vi umas calças lindas e do meu número, qual o meu espanto que elas não me serviam!! Experimentei outro modelo do mesmo número e serviram! Fiquei a pensar "engordei?" claro que isso me passou pela cabeça mas eu sei que tenho um peso acima da média mas parece que as lojas impigem que sejamos todos elegantes e não como queremos ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com essa ideia que fiquei depois de ter passado por estas situações, daí ter escrito este texto para perceber se era de mim ou se isto também acontece aos outros. Eu sei que varia muito de marca e de feitio das calças, mas em muitos casos alguém fica prejudicado, ou seja os que vestem tamanhos grandes ou pequenos pois alguma coisa está a falhar. Penso que as medidas deveriam ser standarizadas para não existir este problema. Obrigada por partilhares a tua opinião, quer aqui quer no facebook do blog :)

      Eliminar
  11. Eu não sei se as marcas têm andado a modificar os números das suas peças ou não, mas a verdade é que eles diferem imenso de modelos para modelos e consoante as texturas. Eu tenho duas calças em casa, o modelo é o mesmo, só muda a côr no fundo, e uma é um número acima da outra. Duvido que o mesmo modelo tenha sido produzido de modo diferente, suponho é que aqui também interfira os tecidos e texturas usados, o que faz com que algumas peças sejam mais justas que outras. O que eu tenho reparado é que dependendo do modelo das peças - especialmente para a parte de cima, que é onde reparo melhor nisto - consido ter peças que vão do XS ao L. No meu caso isto não me afecta muito. Não ligo muito aos números das peças que compro porque dizerem-me que alguém é um 32 ou 46 não me diz muito. Agora os tipos de corpos que são apresentados em anúncios (e afins) é que já concordo que afectem mesmo as pessoas, porque nestes casos estamos literalmente a ver as pessoas e a sermos apresentados a um ideal que é surreal. Eu penso que é injusto medir-se as pessoas pelos números das peças que usam, uma vez que um mesmo número pode ajustar-se a tipos de corpos bastante diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo contigo e falei deste assunto não por causa do número em si, mas se eu tenho que subir um número porque o modelo é mais pequeno, todas vão subir um número e alguém que vestia o número mais alto provavelmente não vai encontrar umas que lhe sirvam e isso é muito injusto. A mim tanto me faz vestir o 32 ou o 40, desde que me vista!

      Eliminar