Help | Job Search Tips - 2nd Part

[Only in Portuguese]
Peço desde já desculpa pela ausência, mas tenho tido dias bastante preenchidos e descuidei-me um pouco aqui com o cantinho. Espero que tenham aproveitado a minha ausência para pôr em prática as dicas que vos dei no último post (ou pelo menos algumas)!
Hoje, como prometido, venho completar o post das dicas, para quem não viu clica aqui, deixando-vos as últimas dicas que retirei da palestra dado pelo orador Pedro Silva-Santos.
As dicas que partilho não só dão jeito a quem procura emprego, como também a donos de empresas ou até bloggers, por isso estejam atentos e continuem aí desse lado :)




7º - Carta de apresentação:

Uma carta de apresentação é um pequeno texto onde resumimos quem nós somos, as nossas experiências e também as nossas ambições, uma espécie de introdução ao currículo. Esta carta de apresentação não deve ser longa nem maçuda, pelo contrário, deve ser breve, focar os pontos essenciais e apenas a experiência que poderá ser válida para a área à qual se candidatam.
Quando uma candidatura é enviada através do correio ou até pessoalmente, deve ser entregue uma carta de apresentação juntamente com o currículo se, por outro lado, a candidatura é feita através de e-mail, então a carta de apresentação pode e deve ser o texto do e-mail e apenas necessitam de anexar o currículo em PDF.

8º - Modo de terminar um e-mail de candidatura:

É recorrente fazermos diversas candidaturas às quais não recebemos resposta e muitas das vezes as empresas que se encontram a recrutar não lêem os e-mails que lhes são enviados, sendo que muitos deles são eliminados sem serem abertos. Uma boa maneira de contornar esta situação está na forma como se despedem no vosso e-mail de candidatura. Não é suficiente escrever "Cumprimentos,", "Atenciosamente,", "Aguardo a sua resposta,", (...), pois isso é comum em qualquer e-mail que enviamos. Antes de se despedirem escrevam "Durante a próxima semana ligo-lhe para saber o que achou do meu currículo/para saber se o currículo foi de encontro às vossas expetativas" e depois liguem mesmo. Sim, isto não obriga a que alguém leia o vosso e-mail ou que não o elimine, mas assim que ligarem e as secretárias/chefes não souberem do que estão a falar, digam-lhes que enviaram um e-mail com a vossa candidatura e que ficaram de ligar, assim caso não tenham lido o vosso e-mail vão lê-lo ou vão pedir para que o enviem de novo, e mais uma vez digam que voltam a ligar. Acaba por ser uma boa técnica para obterem qualquer tipo de feedback, seja ele positivo ou negativo.

9º - Seguir as empresas nas redes sociais:

Hoje em dia é muito importante, quer para o indivíduo, quer para a empresa, estar associada a pelo menos uma rede social, pois assim chega a muito mais gente. Deste modo, é importante seguires as empresas às quais te candidatas ou gostarias de trabalhar nas redes sociais, pois verás sempre quais são os novos projetos, qual o estilo de trabalho e, muito importante, se estão a recrutar. É uma maneira de te manteres ligado/a à empresa e ao seu dia-a-dia.


10º - Entrevistas:

Quando vais a uma entrevista, para além de ser importante que saibas o que abordar sobre o teu percurso académico, as tuas experiências e os teus projetos, é também relevante que tenhas informações acerca da empresa/entidade à qual te candidatas. Procura saber quando, como e por quem foi a empresa fundada, quais os projetos mais relevantes da empresa, quais os futuros projetos, situações importantes em que a empresa esteve presente, etc.. Faz um pequeno estudo sobre a empresa e retira as informações mais relevantes :)
Se conseguirem saber quem vos vai entrevistar, pesquisem por gostos pessoais do entrevistador e procurem algo em comum convosco. Durante a entrevista tentem chegar a esse ponto em comum para criarem algum tipo de ligação com quem vos entrevista!

11º - 1º Dia de trabalho:

Depois de terem passado por todos os passos anteriores e finalmente terem conseguido arranjar um emprego, chegam a este último passo!
É importante deixar uma boa impressão na empresa logo no primeiro dia e não há cá espaço para atrasos, por isso tenta chegar 20 minutos mais cedo à empresa. Assim tens tempo para conhecer o espaço e as pessoas, e quem sabe criar algumas ligações.
Outra dica não tão importante é atualizares as tuas redes sociais e colocares que já estás a trabalhar na empresa X, mostras não só orgulho no que acabaste de conquistar, como também que tens orgulho em trabalhar nessa empresa e caso esta seja uma empresa toda XPTO que está atenta às redes sociais é só mais uns pontinhos para ti!

(Imagens retiradas do Pinterest)

E assim terminam as dicas que me foram dadas e que não pude deixar de partilhar convosco. Espero que tenham gostado deste tipo de post e sempre que tiver mais dicas deixarei aqui, pois nem sempre sabemos tudo e mais vale saber/fazer a mais do que a menos :)
Deixo-vos ainda aqui em baixo alguns links de sites que vos podem ser úteis, como também a página do livro do Pedro Silva-Santos de onde podem tirar exemplos, ver mais uma ou outra dica ou até comprar o livro.
Partilhem também alguma dica que possam ter aqui nos comentários, toda a informação é importante e merece ser partilhada, estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros!


P.s. - Este post não teve qualquer tipo de patrocínio e trata-se apenas de uma partilha de conhecimentos.

Daniela Pinto

4 comentários:

  1. Nunca tinha pensado na dica 8, mas é sem dúvida muito inteligente. Estes dois posts foram muito bem conseguidos. Estou certa que servirão de uma óptima ajuda a alguém que precise dela. E tenho estado a admirar os CV's que foste colocando ao longo destes posts - alguns deles estão mesmo muito fantásticos.

    R.: sim sim, não se perdia nada em se mudar para um Dia Internacional dos Direitos da Mulher. Mas mesmo assim, este devia ser todos os dias e anos até se finalmente conseguir os mesmos Direitos face à população masculina, e especialmente para todas as mulheres. É de esperar que esse dia esteja bem mais perto do que parece.

    ResponderEliminar
  2. Óptimo post :)
    Beijinhos
    www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. boas dicas :)


    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Há fases assim, o que interessa é que voltes sempre :)
    Excelentes dicas como sempre.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar