Help | Job Search Tips - 1st Part

[Only in Portuguese]
Há uns dias atrás participei numa palestra sobre procura de emprego e das várias pessoas que falaram e contaram as suas experiências, houve uma que me chamou a atenção e que me levou a apontar tudo o que dizia. A pessoa em questão chama-se Pedro Silva-Santos e escreveu um livro de título Como Conseguir Emprego em 30 Dias. Esse autor abordou imenso o livro e claro, não deixou de lhe fazer publicidade, no entanto partilhou algumas ideias que eu pretendo partilhar convosco, pois acho-as bastante úteis e gostava de as saber há mais tempo.
Antes de partilhar as dicas, quero dizer-vos que mesmo que estejam a estudar, que ainda não tenham terminado um ciclo de estudos ou mesmo que não andem à procura de emprego, é importante começarem a desenvolver já o vosso currículo, não só para poupar tempo um dia mais tarde mas também para verem se têm muita ou pouca informação e se necessitam de participar em mais conferências, formações, etc. Aconselho a elaborarem o currículo antes de terminar o 12º ano e posteriormente vão acrescentando novos graus académicos e competências que tenham adquirido. O currículo não é algo que se finalize, estamos sempre a acrescentar informação! :)




1º - "Limpar" as redes sociais:

Todos nós (ou quase todos) temos uma ou outra foto na praia, ou com amigos na noite ou noutra situação qualquer não profissional no Facebook, certo? Pois, não temos que a excluir, mas temos que ter em atenção se as nossas fotos são privadas e quem tem acesso a elas. As fotos que devemos ter em atenção devem ser as de capa, pois essas são acessíveis a toda a gente que visite o nosso perfil e para além de não deverem ser fotos que nos possam envergonhar, não devem conter qualquer tipo de palavrões. Relativamente à foto de perfil, deve ser uma de cara em que não estejamos de biquíni, decote ou algo que chame muito a atenção.
Falando agora sobre o mural, o orador mostrou-se contra aquelas frases sentimentais que muitos colocam nos seus murais, mas sinceramente não vejo qual o mal disso, até porque tudo o que está no nosso mural pode ser posto em privado e apenas algumas pessoas terem acesso.

2º - Criar uma conta no Linkedin:

O Linkedin é uma rede social na vertente da procura de emprego. Digamos que é uma rede social mais profissional, por isso a foto de perfil convém que seja uma foto estilo B.I. ou C.C. e que a foto de capa seja uma imagem relativa ao vosso curso ou algo não muito chamativo, isto se quiserem realmente pôr.
Nesta rede devemos colocar bastante informação relativamente aos nossos estudos, formações e competências, sejam elas de qualquer área. É uma espécie de currículo online. Podemos ainda encontrar empresas e empregos.

3º - Criar uma assinatura de e-mail:

Quem nunca recebeu um e-mail em que no final do texto aparecia algo muito XPTO do género:
Atenciosamente,
Daniela Pinto
CEO da empresa X
(Imagem da empresa)?
Querem também ser assim profissionais? Então criem uma assinatura digital e coloquem lá o vosso cargo, os vossos sites e/ou redes sociais. Esta dica também é boa para quem tem um blog! :) Podem fazer isto neste site.


4º - Cartão Pessoal:

Todos nós deveríamos ter cartões pessoais ou, no caso de sermos donos de uma empresa, um cartão empresarial (também se pode e deve ter no caso de bloggers). Um cartão pessoal é um papel, em forma de cartão onde temos os nossos dados, contactos e redes sociais. O cartão deve ter uma capa ,com uma imagem relativa à nossa área de formação, emprego que idealizamos, área da empresa ou blog e deve ainda ter uma questão para criar impacto em quem o recebe, e um verso com toda a nossa informação.

5º - Organização de Pedidos de Emprego:

Esta dica é especialmente realizada para quem anda em busca de emprego. Deve ser criada uma folha Excel em que colocamos o nome da empresa que já contactamos e a sua resposta à nossa candidatura. Assim não enviamos currículos para as mesmas empresas e não pensam que somos maluqinhos ou que não sabemos o que andamos a fazer!
Devemos ainda, passado algum tempo de efetuarmos uma candidatura, ligar para a empresa e perguntar se a candidatura foi de acordo com as expetativas.

6º - Currículo:

O currículo deve ser conciso e ter no máximo 2 páginas onde indicamos as informações mais importantes. Eu sei que lá em cima disse que devíamos colocar toda a nossa formação, mas devemos adaptar o nosso currículo consoante a área a que nos estamos a candidatar.
Vou dar um exemplo: eu posso escrever um currículo com a minha formação de secundário, formação universitária e ainda formação em ballet. Se me candidato a professora de dança a informação importante é a do ballet, por isso reformulo o meu currículo e apenas envio com essa informação. Se por outro lado me quero candidatar a um emprego na área da minha formação univesitária então não preciso da informação de que fiz ballet, excluindo essa parte :)
O currículo deve ainda ser chamativo, ter cor, gráficos e também alguns desenhos (durante este post coloquei alguns que encontrei pelo Pinterest e poderão encontrar por lá muitos mais ou até mesmo com uma pesquisa pelo Google!).
Muita gente utiliza o currículo Europass no seu dia-a-dia mas tal só mostra falta de interesse e empenho em criar um CV, por isso utilizem este currículo apenas quando se candidatam a empresas de recrutamento!

(Imagens retiradas do Pinterest)

Como a informação é muita e não vos quero cansar, decidi dividir este post em dois, por isso aguardem pela segunda parte para poderem continuar a vossa preparação para a entrada no mundo do trabalho. Até lá comecem com estes passos! :)
Espero que tenham gostado deste tipo de post e caso tenham mais alguma dica deixem nos comentários, é sempre importante partilhar este tipo de informações pois não nascemos ensinados!!!

P.s. - Este post não é patrocinado, trata-se apenas de partilha de conhecimentos que foram adquiridos!

Daniela Pinto


29 comentários:

  1. olá! :)
    este post vai-me dar tanto mas tanto jeito! obrigadaaaaaaaaaa!!!
    beijinho :*

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo post! Eu por acaso acho um tema interessantíssimo, pelo que já tinha feito as minhas pesquisas e conhecia muitas das dicas que referiste :) E faço sempre questão que o meu CV tenha um aspecto limpo e original, para me distinguir dos outros! Acho mesmo que devia haver aulas extra curriculares no secundário de marketing pessoal, é uma ferramenta que faz bastante falta ao longo da vida! E não tinha pensado ainda na folha de Excel, obrigada!

    Beijinhos! Espero que consigas ajudar muita gente com este post e que ele te ajude a crescer o teu cantinho, que este é daqueles com mérito :)

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo contigo. Ainda por cima temos (pelo menos eu tive) disciplinas só para encher chouriços e que de nada me serviram e algo assim era bem mais útil. Também já fui chamada para várias palestras do centro de emprego que não me serviram de nada e deviam era chamar-nos para nos darem umas aulas de marketing pessoal como tu bem disseste :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Adorei este post, super útil! Ando à procura de emprego e este post foi uma grande ajuda :) Vou seguir o teu blog!

    Beijinhos

    http://all-the-brightplaces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Post muito muito interessante, vou anotar.
    Obrigada Daniela e parabéns pela fantástica partilha :)

    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Wow boas fias ;) beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas! Com certeza foram muito úteis para algumas pessoas, eu ainda estou no 9° ano portanto ainda não me fazem muita falta estas dicas, mas é sempre bom conhecê-las desde já!
    Beijinhos

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tens algum tempo para não pensar no assunto, mas mais vale ser informada com bastante tempo do que quando já andares à procura, que foi o que aconteceu comigo :P
      Beijinho

      Eliminar
  8. Gostei muito deste post. E penso que as dicas estão muito boas. O que se publica pelas redes sociais não me faz muita confusão, ou melhor, não acho que deveria influenciar nalguma coisa, mas se calhar é só porque também não as uso com muita frequência. Eu honestamente abomino o CV do Europass, não só porque nunca entendi como raio é que ele se preenche, mas sobretudo porque não é nada de especial. E aqui honestamente penso que mais vale criarmos um ao nosso estilo e de raíz. Eu acho que quanto mais estivermos envolvidos nas novas tecnologias, em marketing, design, fotografia e afins, mais o nosso currículo deve ter detalhes, cores e bonecos, porque é isso que chama a atenção. Mas para mim, quaisquer outras áreas, o melhor é mesmo ter currículos simples, com mais ou menos informação, dependendo do que se quer fazer profissionalmente. O meu por exemplo tem três páginas, e no mundo académico, de certo modo é mais do que frequente terem-se CV's grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso como tu e referi isso, acho que as redes sociais são algo nosso e devemos ter aquilo que quisermos pois afinal temos uma vida para além do trabalho, só acho é que não devemos ter coisas agressivas ou insultuosas. A única que na minha opinião deve ser clean é a linkedin pois é bastante profissional :) Concordo também que nas áreas mais criativas devemos apostar imenso num currículo com imagens e que mostre que temos jeito para a coisa! No fundo um CV para além do que lá diz sobre nós, deve mostrar pela sua imagem um pouco do que nós somos!
      Obrigada pelo teu comentário e a tua opinião acerca deste assunto! Beijinho

      Eliminar
  9. Oi Dani amei suas dicas, essa da rede social é realmente muito importante filtrar as coisas que postamos, eu optei por excluir meu face depois que comecei a dar aula pra manter mais minha privacidade...



    Te indiquei para responder uma tag *-* espero que goste!!

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário :)
      Vou já ver qual a tag e desde já obrigada pela indicação!
      beijinho

      Eliminar
  10. Post bastante útil. Estou totalmente de acordo com todas as dicas :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda não tive oportunidade de ir ao Bom Jesus mas faço questão de lá ir no verão :D É uma cidade linda :)

    Gosto!!! Finalmente uma nova forma de nos apresentarmos. Eu já tinha pensado nisso e até tenho um com um design diferente feito por mim mas, para ser sincero, opto por enviar o tradicional por saber que é melhor aceite!

    NEW TIPS POST | How To Prepare Your Skin for Summer.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. Ter um currículo criativo realmente ajuda imenso! A diferença nas respostas desde que decidi renovar o meu foi brutal!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! É realmente importante frisar isso por isso agradeço que tenhas partilhado aqui a tua opinião :)
      Beijinho

      Eliminar
  13. As dicas apresentadas são valiosas.
    É a minha primeira visita aqui no seu blog e parabéns por ele.
    Te convido para fazer uma visita no meu blog.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Super útil. Adoro este tipo de posts...e super bem estruturado!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blospot.pt

    ResponderEliminar
  15. Já usei o Europass, entretanto decidi fazer uma coisa de raiz. E também adapto sempre de acordo com a área a que nos estamos a candidatar. Mas conseguir emprego no espaço de um mês, só com uma boa rede de contactos ou muita sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de o livro de chamar Como arranjar emprego em 30 dias, não é para arranjar emprego num mês! Segundo o autor cada dia/semana tens uma tarefa: num dia vês as redes sociais, no outro vês o currículo, noutro a carta de apresentação e por aí adiante. Ao fim desses 30 dias de preparação estás pronta para arranjar um emprego. :)

      Eliminar
  16. Se há coisa que tenho que melhorar é o meu cv! E mesmo o perfil do linkedin, que foi uma rede social com a qual ainda não atinei. Adorei as dicas, vão sem dúvida ser-me muito úteis!
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  17. Boas dicas! Obrigada, irá me dar muito jeito :)
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar